Desde que nasce até o momento em que tem autonomia para comer sozinho, um bebé passa por diversas fases de introduções e adaptações diferentes. Primeiro é feito uma introdução alimentar para que a criança se adapte aos novos alimentos e com o tempo vão sendo feitas adaptações até que a criança consiga comer sozinha.

Copo de Transição

O copo de transição é mais uma dessas fases, onde o bebé deixa de usar o biberão e usa este copinho antes de utilizar um copo comum. É um utensílio muito presente na vida de pais e cuidadores e ajuda a criança nesse processo de troca de biberão para o copo normal.

No entanto, é comum mamãs e papás terem dúvidas de quando começar a utilizar, qual o melhor modelo e se realmente vale a pena. Por isso, fizemos este artigo para esclarecer todas as suas dúvidas sobre os copos de transição.

Lista de tópicos neste artigo

O que é o copo de transição e para que serve?

O copo de transição é um copo de plástico, com um bico rígido ou macio e possui uma tampa com alças para segurar. Ele normalmente começa a ser utilizado assim que os bebés ficam maiores e tem mais autonomia.

Ele serve para ajudar a o bebé a fazer a passagem do biberão para o copo normal, de forma segura e controlada. Eles ajudam a estimular a independência da criança, fazendo com que ela aprenda a beber sozinha.

Como usar o copo de transição e a partir de quantos meses

Não há uma idade correta para a introdução do copo de transição, mas sim quando a criança estiver preparada. A partir dos seis meses de idade o copo já pode ser introduzido.

Especialistas em saúde dentária e a Associação Dental Americana recomendam  que a transição seja feita até o bebé completar 1 ano de idade.

Para ensinar o bebé a usar o copo de transição, seja você o exemplo dela. Eles são muito curiosos e adoram imitar os adultos. Mostre-lhe que é preciso entornar o copo para o líquido descer e entregue o copinho de transição a ele.

Copinhos com tampa e válvula de segurança são excelentes porque o líquido não sai fora quando o bebé vira o copo de cabeça para baixo. Mas dificultam o trabalho da criança pois ela precisa fazer sucção para o líquido sair.

Nas primeiras vezes, tire a válvula para o líquido sair facilmente ou escolha um copo sem válvula.

Copo de Transição

Também é preciso frisar que existem diversos modelos diferentes disponíveis no mercado:

  • copo anti-fuga;
  • copo com bico de silicone;
  • copo com válvula;
  • copo com alça;

Escolha o que melhor satisfaz as necessidades da criança e que ela se adapte melhor.

Quais as vantagens / benefícios desse tipo de copo?

Há papás e mamãs que preferem passar logo do biberão para o copo convencional. Mas a verdade é que estudos ao longo dos anos comprovam diversas vantagens para o uso do copo de transição.

Entre os principais benefícios e vantagens do copo de transição, estão os seguintes:

  • ajudam a promover a independência da criança;
  • favorecem o desenvolvimento motor e cognitivo;
  • previnem problemas dentários causados pelo uso prolongado de mamadeiras;
  • estimula novos hábitos e rotinas;
  • permite maior confiança e autonomia do bebé.

É muito importante ressaltar que a transição do biberão para este tipo de copo não acontece da noite para o dia. O bebé muitas vezes pode não se adaptar e terá de substituir o copo ou continuar tentando.

O copo de transição gerará muita curiosidade e a tendência é que ele logo se acostume com essa autonomia. Insista até que ele consiga utilizá-lo!

Copo Transição Bebé – Rosa

Mais artigos para si