Tirar as fraldas dos bebés é um processo que exige bastante atenção e paciência dos pais. Afinal, esta é uma etapa fundamental do desenvolvimento da criança, pois mostra que ela está a abrir-se para a vida social.

Assim como alguns bebés levam poucas semanas para aprender a usar a casa de banho, outras podem levar meses e é necessário muita paciência neste processo. Especialistas recomendam que as fraldas só sejam tiradas quando a criança estiver preparada, evitando traumas e frustrações.

Todo esse processo ocorre por volta dos 2 anos de idade do bebé e é muito importante que o bebé tenha uma estrutura básica para facilitar o desfralde.

Lista de tópicos neste artigo

O que é um urinol e como usá-lo?

Para facilitar o desfralde do bebé é fundamental que ele tenha uma estrutura básica para ajudar no processo. Por isso, é muito importante que os pais providenciem um urinol para facilitar a aprendizagem do bebé.

Como ensinar bebé a deixar de usar a fralda com recurso a urinol

O urinol é um acessório que facilita a aprendizagem dos meninos a deixarem de usar fraldas e passarem a usar a casa de banho. É uma espécie de sanita, que fica presa à parede por ventosas e ajudam os bebés a fazerem xixi em pé.

Eles costumam ter formatos divertidos como sapinhos, fazendo com que a criança tenha um maior interesse pelo acessório e auxiliando no processo de desfralde. É muito simples de ser usado, bastando prender as ventosas a uma superfície lisa e pronto! Já pode ser usado pelo seu bebé.

Além de ser fácil de instalar e usar, o urinol também é fácil de limpar pois é removível.

Para facilitar a aprendizagem, deixe o bebé aprender a usar o urinol por imitação. Deixe que ele veja o papá e outros meninos da família fazendo xixi. É uma excelente oportunidade de ensiná-lo a usar o urinol, pois as crianças são curiosas e aprendem muitas coisas imitando os adultos.

Deixe também que ele veja a mamã fazendo xixi, pois notará que existem diferenças no modo de fazer e conseguirá explicar como os meninos devem fazer.

Para ensiná-lo é muito interessante que nas primeiras vezes o coloque fazer xixi quando acorda pela manhã, depois do soninho da tarde e antes de dormir. Desta forma, estimula o bebé a fazer xixi sempre nos mesmos horários.

Como ensinar a criança a fazer xixi sem fralda?

Para ensinar o bebé a fazer xixi sem a fralda, as mamãs e os papás devem começar com o desfralde diurno. Preferencialmente esse processo deve ocorrer em épocas mais quentes onde seja possível deixar o bebé só de cueca e para que ele não fique desconfortável.

De seguida, deve explicar à criança que ela deve avisar quando quer fazer xixi. Use sempre o urinol e comemore quando o bebé avisar a tempo de fazer xixi. Pode inclusive recompensá-lo com algo que ele goste muito para estimulá-lo a fazer sempre no urinol e não nas calças.

Caso ele não avise a tempo, nunca brigue! Avise que da próxima vez ele precisa pedir um pouco antes.

Assim que o bebé controlar bem o xixi durante o dia, pode partir para o desfralde noturno. É muito comum que o segundo processo demore mais tempo. Uma boa estratégia é diminuir a ingestão de líquidos à noite.

O mais importante é que a família identifique o momento correto de efetuar o desfralde e nunca apresse ou repreenda o bebé caso ele não consiga se segurar. Todo esse processo pode demorar de meses a anos e o mais importante é que você tenha muita paciência e atenção.

O urinol facilita muito esse processo, pois como ele tem formato divertido, muitas vezes o bebé inventa que quer fazer xixi só para poder usá-lo.

Urinol Sapo para bebé portátil – Azul

Urinol Sapo para bebé portátil – Verde Claro

Mais artigos para si