O piolho (plural: piolhos) é um parasita que se prende ao cabelo humano e alimenta-se de sangue humano. Uma infestação com piolhos é medicamente conhecida como Pediculose capitisOs Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) estimam que até 12 milhões de infestações de piolhos ocorrem todos os anos.

Piolhos adultos fêmeas podem colocar até seis ovos todos os dias. Os ovos são colocados diretamente na haste do cabelo. Aqueles que estão a menos de seis milímetros do couro cabeludo são mais propensos a eclodir. Os ovos são essencialmente colados ao cabelo por secreções do piolho feminino.

Os ovos levam cerca de uma semana para eclodir, produzindo uma ninfa. As ninfas passam então por três surtos sucessivos de crescimento. Durante esses surtos, eles mudam até atingirem o tamanho adulto.

Os piolhos adultos são do tamanho de uma semente de gergelim e podem ser muito difíceis de ver, porque podem ser de qualquer cor, de branco a castanho a marrom.

Os piolhos normalmente alimentam-se de sangue quatro a cinco vezes por dia. Eles usam as suas partes da boca para morder a pele e secretar uma substância que age para bloquear a coagulação.

Embora seja importante observar que as infestações de piolhos podem acontecer a qualquer pessoa, algumas pessoas correm maior risco de entrar em contato com piolhos.

Lista de tópicos neste artigo

Tipos de piolhos

Piolhos

Os piolhos são parasitas obrigatórios. Isso significa que eles não podem sobreviver sem um hospedeiro humano. Esta espécie pode viver apenas em hospedeiros humanos, então não pode obtê-los do seu cão, gato, porquinho-da-índia ou qualquer outro tipo de animal de estimação peludo que possa ter.

Os piolhos não têm asas, por isso não podem voar. Eles têm seis pernas com garras nas extremidades – é assim que eles se prendem ao cabelo.

Os piolhos podem instalar-se em qualquer lugar do couro cabeludo, mas são comumente encontrados nos cabelos na parte de trás do pescoço e ao redor das orelhas, onde é mais quente.

Piolhos do corpo

Os piolhos do corpo são ligeiramente diferentes dos piolhos da cabeça porque põem seus ovos na roupa em vez de no corpo. Os piolhos do corpo também vivem nas roupas e só se movem para o corpo para se alimentar. Os piolhos do corpo podem transmitir uma série de doenças, como:

  • tifo transmitido por piolhos
  • Febre Relapsa
  • febre das trincheiras

Os piolhos do corpo são o único tipo de piolho conhecido por espalhar doenças.

Como os piolhos se espalham?

As infestações de piolhos podem acontecer a qualquer pessoa, mas são uma preocupação especial para crianças em idade escolar. É importante enfatizar que a falta de higiene – como banhos ou chuveiros ignorados ou qualquer outro problema de higiene – normalmente não é a causa dos piolhos.

As crianças que vivem em condições de superlotação podem ter mais problemas com piolhos. Isso ocorre apenas porque eles estão morando perto um do outro e podem dormir na mesma cama. Existem apenas duas maneiras pelas quais os piolhos podem se espalhar de pessoa para pessoa. Uma é pelo contato direto cabeça a cabeça, como quando as crianças se abraçam ou juntam as cabeças para olhar o mesmo livro. A outra maneira é compartilhar chapéus, bonés, laços de cabelo, lenços ou qualquer item pessoal, como pentes ou escovas.

Os piolhos do corpo são espalhados por piolhos que vivem em roupas não lavadas. Ao contrário de outros tipos de piolhos, a propagação dos piolhos do corpo pode ser evitada de forma bastante simples. As roupas devem ser lavadas com frequência após o uso e você deve evitar compartilhar roupas com outras pessoas.

Tratamento de piolhos

Há uma série de tratamentos que podem efetivamente fazer com que diga adeus aos piolhos. Estes incluem produtos de venda livre, remédios naturais e medicamentos prescritos. No entanto, é importante notar que não existem produtos naturais ou alternativos recomendados pelo CDC para o tratamento de piolhos.

Livrar-se completamente dos piolhos envolve três etapas. Não importa que tipo de piolho tenha, o processo de tratamento é essencialmente o mesmo:

  1. Mate os piolhos.
  2. Mate e remova os ovos.
  3. Descontamine todas as áreas e roupas afetadas.

O produto de tratamento mais comum para piolhos envolve champo pediculicida. Depois de aplicar este tratamento na área afetada, o cabelo não deve ser lavado por até dois dias.

Pode usar um pente especial chamado “pente nit” para remover cuidadosamente os ovos que se prenderam à haste do cabelo. Nos dias de hoje, com recurso ao pente elétrico (pode comprar aqui) a eficácia de remoção é bastante superior, menos dolorosa e mais rápida.

Deve aspirar completamente qualquer área de sua casa onde os cabelos possam ter caído. Qualquer roupa de cama ou roupa que tenha sido exposta aos piolhos precisa ser lavada na máquina com água quente.

Pode querer evitar o uso de medicamentos contra piolhos em si ou nos seus filhos pequenos. Alguns produtos naturais prometem os mesmos resultados que os pediculicidas. No entanto, esses produtos “holísticos” não são regulamentados pela Food and Drug Administration. Um produto natural que não é regulamentado pode trazer seus próprios riscos, especialmente em crianças pequenas. Também é importante lembrar que esses produtos podem não ser tão eficazes quanto o prometido.Alguns estudos mostraram que os óleos essenciais podem ter um papel no tratamento de piolhos. Se tem piolhos, pode encontrar alívio com os seguintes óleos:

  • óleo da árvore do chá
  • óleo de eucalipto
  • óleo de nim
  • óleo de lavanda

Perguntas Frequentes

1. Quais são os sintomas dos piolhos e como pode saber se seu filho os tem?

Os sintomas dos piolhos incluem coceira e irritação do couro cabeludo, bem como encontrar piolhos ou lêndeas (ovos de piolhos) no cabelo. Se suspeita que o seu filho tem piolhos, verifique se há sinais de infestação no cabelo.

2. Como se apanha piolhos e quais são os riscos associados a eles?

Existem algumas maneiras de apanhar piolhos. Uma maneira é por contato próximo com alguém que os tem. Isso pode ser quando abraça alguém, partilha de chapéus ou escovas de cabelo ou até mesmo utilizado a mesma almofada. Os piolhos também podem se espalhar através de pentes, toalhas ou outros objetos contaminados.

Embora os piolhos geralmente não sejam prejudiciais, eles podem causar coceira e irritação. Em alguns casos, isso pode levar a infecções secundárias da pele. Se tem piolhos, é importante tratá-los imediatamente para evitar que se espalhem para outras pessoas.

3. Qual é o tratamento para piolhos e quanto tempo leva para fazer efeito?

Existem algumas maneiras diferentes de tratar os piolhos, mas a mais comum é usar um champoo ou creme especial para enxaguar. Existem igualmente vários kits com pente e champo. Esses produtos geralmente contém pesticidas que matam os piolhos. Pode optar igualmente por usar métodos mais suaves e eficazes, como o recurso a um pente aspirador para piolhos e lêndeas.

4. Como pode evitar que os piolhos se espalhem na sua casa ou comunidade escolar?

Existem algumas coisas que pode fazer para ajudar a evitar que os piolhos se espalhem:

  • Incentive seu filho a evitar partilhar itens pessoais como chapéus, cachecóis, pentes ou escovas com outras pessoas.
  • Aspire regularmente e lave roupas de cama, roupas e peluches em água quente para matar quaisquer piolhos ou ovos que possam estar presentes.
  • Inspecione o cabelo do seu filho regularmente para detectar sinais de piolhos e lêndeas (ovos). Se encontrar alguma coisa, trate imediatamente para evitar a propagação de piolhos.

5. Existem tratamentos de venda livre para piolhos que realmente funcionam, ou deve consultar um médico?

Existem alguns tratamentos de venda livre para piolhos que podem resolver parte do problema. Facilmente encontra na sua farmácia, junto de um profissional, o melhor produto para o efeito desejado. Por norma são compostos por kits, sendo que deve sempre remover o maior número de piolhos possível e depois aplicar o champoo. Alguns kits incluem um pequeno pente de remoção manual de piolhos. Muitos são dolorosos e levam imenso tempo a conseguir remover com eficácia.

Considere utilizar um pente elétrico para remoção de piolhos e lêndeas. Para além de ser eficaz, é mais rápido, menos doloroso e apanha tudo!

Dica extra: Utilize um pente aspirador anti-piolhos

Este é um produto inovador e bastante eficaz na luta contra os piolhos. Este é 100% livre de químicos. Utilização fácil e segura sem químicos fortes, excelente para criança. Não danifica os seus pulmões como as alternativas químicas. Reduz o risco de reaparecimento de piolhos em 86%. Remove e elimina todos os traços de piolhos.

Como utilizar o pente elétrico?

Este vídeo mostra bem o quão fácil e eficaz é utilizar o pente. Pode comprar o pente nesta página, entrega em 24h a 48h úteis na sua morada.

Quero comprar um pente aspirador anti-piolhos agora >

Mais artigos para si